Medicina é vocação.....

A arte de diagnosticar encanta muitos, mas poucos são os escolhidos para essa área tão brilhante e entediante..............

Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Internato Médico de Ginecologia e Obstetrícia

Acabou o internato de Cirurgia, com um aproveitamento não tão bom, mas o importante foi passar... A bolsa do prouni deixa minha cabeça na Força todo semestre, ou passa ou passa, então agora o importante é passar, não teria dinheiro para reprovar!!!
Mas acabou, e depois de um dia de folga começou o internato da Ginecologia e Obstetrícia...
Um dos mais importantes de todo o curso, afinal, todo médico um dia vai se deparar com uma mulher parindo e não dá para dizer chame o Ginecologista, parto é procedimento médico... A criança nasce sozinha, com a sua ajuda ou não, seu dever alí é apenas auxiliar!!!
A mulher com todas as suas particularidades e problemas é estudada a fundo, desde a infância, passando por a concepção de uma gestação até o climatério, última fase em que se perde os hormônios, perde-se a menstruação, mas passar por essas fases com dignidade e trazer melhorias para a mulher em todo o seu período é o que aprendemos...
Comecei o internato da Ginecologia na Enfermaria, primeior passamos no Alto risco, depois, agora estamos na Ginecologia e Pós-operatório e finalizaremos o rodízio de enfermaria no Puerpério.
É bem interessante, e mostra uma realidade que fará parte de toda a nossa vida, pois é obrigação do médico passar todos os dias a visita, dar as altas, avaliar pacientes internados por ele... Então já estamos nos acostumando, depois dos plantões noturnos da cirurgia isso parece moleza porque acaba cedo, mas temos que ir de domingo a domingo, avaliar todas as pacientes e dar altas as que estão melhoradas do seu quadro.
Não é uma atividade das mais interessantes, gosto de consultório, procedimento, mas é tão importante quanto para nossa vida acadêmica e do nosso futuro como médicos, porque a cada dia que termina do internato, significa um a menos para a nossa formatura e significa que a nossa responsabilidade de atuar sozinhos e sem orientação fica mais próxima, aí vem aquele frio na barriga. Mas se estamos bem preparados e conscientes que estamos aptos a fazer aquilo, não é preciso ter medo, tem que dar a cara a tapa e seguir em frente no seu trabalho e na realização do seu sonho...
Mas enfim. Gostaria que a Enfermaria acabasse logo, Centro Obstétrico e Ambulatórios são mais interessantes. E daqui a uma semana mudo para essas áreas.. Aí vem de novo, platão noturno, sono perdido, mas é a nossa melhor preparação em jogo. E temos que aproveitar.
Portanto, estou gostando, não tanto que me faça fazer Ginecologia e Obstetrícia, mas é uma área importante!!!

Nenhum comentário: